Na última aula (24/09/12) foi realizado o primeiro trabalho coletivo para organização da proposta de intervenção. O objetivo neste primeiro momento foi estabelecer os grupos, cada grupo escolher o tema a partir de interesses em comum e fazer um primeiro esboço da proposta. Neste esboço, cada grupo deveria contemplar basicamente os seguintes elementos:
Título:
Grupo: (5 a 6 pessoas preferencialmente)
- Introdução/Problema;
- Objetivos;
- Estratégias;
- Público-alvo.
Na sequência segue o esquema entregue por cada grupo. Aproveitem para conferir e amadurecer novas ideias.
Grupo 1
Proposta de intervenção
Relatorio do grupo formado por:
Licenciandos em Letras: Alexandre Rodrigues dos Santos, Fernanda Sousa Fiamoncini;
Licenciandos em Letras: Alexandre Rodrigues dos Santos, Fernanda Sousa Fiamoncini;
Licenciandos
em Artes Cênicas: Juliana
Spínola Marcili, Luis
Fernando Pasquarelli;
Licencianda
em Filosofia: Vânia de Oliveira Gonzalez.
Pedagogia das Artes nas Escolas
Projeto
de Intervenção a partir de documentação em vídeo no qual os alunos e os
professores irão falar sobre como eles enxergam o ensino das Artes nas Escolas.
Na intervenção - Discussão sobre o papel do ensino das Artes hoje
negligenciado.
Criar
um diálogo e polemizar as diferenças entre as escolas especializadas de arte e
as escolas públicas
Intervenção:
·
A Educação pela
arte, segundo Mário Pedrosa
(Iná C. Costa)
·
Carta
aos Leitores que vão nascer – Rancieri
·
Educação
após Auschwitz – Adorno
Análise das discussões e do aproveitamento dos
debates e conclusão com base na intervenção e nas questões levantadas.
Grupo 2
Hai-Kai como instrumento de estímulo à escrita
Grupo: Rafael, Aline, Julia, Natália, Carolina, Silvia.
Introdução
A partir dos estágios realizados ao longo do curso de licenciatura, identificamos dificuldades relacionadas à produção escrita e à prática da leitura na série final do Ensino Fundamental Ciclo II. A compreensão dos textos lidos também mostra-se um problema, talvez recorrente das dificuldades ao longo do processo de alfabetização.
Objetivo
Estimular a leitura e a produção escrita.
Estratégia
Tendo em vista esse problema, nosso grupo propõe a elaboração de uma produção de Hai-Kai através de oficinas, com o objetivo de estimular a elaboração de textos escritos; produção individual; contato com o gênero de poesia.
Público alvo: 9° ano.
Grupo 3
Título: ...
Grupo: Regina Mergulhão, Nádia Padovan, Pericles Tesone, Fábio Eduardo, Rafael Pinheiro, Helena Knoll.
Introdução
Qual a visão que os alunos tem sobre a importância da escola para o seu futuro e a visão dos professores sobre o futuro profissional destes alunos.
Objetivos
Mapear as opiniões dos alunos e professores e promover a reflexão do corpo docente sobre a expectativa de ambos.
Estratégias
A estratégia terá três fases:
1ª fase: elaboração/aplicação de questionário para os professores.
2ª fase: a partir do questionário docente elencdar duas turmas, uma de "boa" e outra de "má" reputação e aplicar outro questionário.
3ª fase: apresentar aos professores com a tentativa de promover a reflexão sobre a expectativa dos alunos e que o próprio corpo docente possui.
Público-alvo
Professores do ciclo fundamental II de escola pública.
Grupo 4
Grupo: Nathália Couvo, João Daniel, Pedro, Hiago, Ana Paula, Thiago Mendes, Rafael.
Problema: Utilização de experimentos em ensino de ciências.
Objetivos: comparar a assimilação de conteúdo a a partir de aulas práticas e teorias e verificar se as aulas práticas estimulam o gosto pela ciência.
Estratégias: realização de experimentos de física e química para metade uma sala de aula e para outra apresentar apenas o conteúdo teórico.
Público-alvo: alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas.
Grupo 5
Grupo: Fernanda do Nascimento, Juliane Nascimento, Daniela Suosso, Henriqu Moraes, Martin Cosentine, Ana Caroline.
Introdução/Problema
A partir das discussões do grupo, e diante da ideia inicial do incentivo à leitura de uma forma geral, percebeu-se a dificuldade/o medo dos leitores (de diferentes mídias/suportes) em relação à literatura puramente textual - o livro - de clássicos/não clássicos.
Objetivo
Apresentar diferentes formas de apropriação da leitura de uma mesma obra (elementos audiovisuais - filme, série, histórias em quadrinhos etc.) para aproximar os leitores da obra-livro.
Estratégias
- Abordagem inicial - perguntar aos alunos qual tipo de relação que desenvolvem com a leitura (se leem, o que leem, se acham importante etc) para contextualizar o projeto; já incluindo a pergunta-chave: têm dificuldade/medo de ler o puramente textual (o livro/objeto)?
- Desenvolvimento do projeto - apresentar um texto escrito (de preferência, um conto) a partir da distribuição de cópias e da leitura em sala (em grupo); oportunidade de desenvolver questionamentos sobre elementos do texto (personagens, contexto histórico, glossário etc); apresentar outra(s) leituras da mesma obra (adaptação para o cinema, por exemplo)
- Conclusão - perguntar/discutir com os alunos sobre como se apropriaram das duas leituras (relacionado ao objetivo inicial)
Público-alvo
EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Proposta individual: Carolina de Paula Góis Vieira
Título: O trabalho com gêneros textuais/gêneros textuais
Introdução: O trabalho com os gêneros textuais, mais especificamente, com gêneros digitais, foi escolhido pelo fato deser um assunto de bastante interesse e proximidade dos adolescentes, público-alvo desta proposta. Os problemas a serem discutidos nesta intervenção são: até que ponto a linguagem que usamos na internet pode ser utilizada em outros contextos? Dentro dos gêneros digitais existem regras e restrições? Como escrevemos um e-mail? Ou seja, a partir da contextualização do tema, esta proposta tem por objetivos o reconhecimento de uma situação tão familiar, constituindo-se como gênero, além de delimitar e adequar o uso da linguagem utilizada neste contexto.
Estratégias: As estratégias utilizadas para a realização desta proposta são aulas expositivas, debates e laboratórios de redação.
10h/aula
1ª aula: Leitura de e-mails e apresentação de blogs e redes sociais no datashow para a institucionalização do gênero, seguida de uma conversa sobre a familiaridade do tema.
2ª aula: Introdução dos gêneros textuais: uma conversa sobre o que os alunos sabem sobre o tema, e o que costumam ver e utilizar na internet.
3ª aula: Atividade em grupo sobre e-mail e redes sociais e apresentação oral das características levantadas pelos grupos.
4ª aula: A partir da 3ª aula, tendo em vista os gêneros mais abrangentes, seria proposta a elaboração de um e-mail no laboratório de informática, com tema a ser definido por votação.
5ª e 6ª aulas: Cada aluno apresentaria para a turma suas produções, após cometnários e observações realizadas pelo professor.
7ª e 8ª aulas: Conversa sobre os limites e usos da linguagem coloquial no contexto digital.
9ª e 10ª aulas: Conversa sobre o que os alunos acharam interessante e pertinente para o uso em suas vidas, e o que mudou desde a primeira aula com relação à percepção e reconhecimento do gênero. (Isso pode ser feito numa folha avulsa, como forma de resposta à intervenção realizada).
Público-alvo: alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II.
Grupo 6
Proposta individual: Carolina de Paula Góis Vieira
Título: O trabalho com gêneros textuais/gêneros textuais
Introdução: O trabalho com os gêneros textuais, mais especificamente, com gêneros digitais, foi escolhido pelo fato deser um assunto de bastante interesse e proximidade dos adolescentes, público-alvo desta proposta. Os problemas a serem discutidos nesta intervenção são: até que ponto a linguagem que usamos na internet pode ser utilizada em outros contextos? Dentro dos gêneros digitais existem regras e restrições? Como escrevemos um e-mail? Ou seja, a partir da contextualização do tema, esta proposta tem por objetivos o reconhecimento de uma situação tão familiar, constituindo-se como gênero, além de delimitar e adequar o uso da linguagem utilizada neste contexto.
Estratégias: As estratégias utilizadas para a realização desta proposta são aulas expositivas, debates e laboratórios de redação.
10h/aula
1ª aula: Leitura de e-mails e apresentação de blogs e redes sociais no datashow para a institucionalização do gênero, seguida de uma conversa sobre a familiaridade do tema.
2ª aula: Introdução dos gêneros textuais: uma conversa sobre o que os alunos sabem sobre o tema, e o que costumam ver e utilizar na internet.
3ª aula: Atividade em grupo sobre e-mail e redes sociais e apresentação oral das características levantadas pelos grupos.
4ª aula: A partir da 3ª aula, tendo em vista os gêneros mais abrangentes, seria proposta a elaboração de um e-mail no laboratório de informática, com tema a ser definido por votação.
5ª e 6ª aulas: Cada aluno apresentaria para a turma suas produções, após cometnários e observações realizadas pelo professor.
7ª e 8ª aulas: Conversa sobre os limites e usos da linguagem coloquial no contexto digital.
9ª e 10ª aulas: Conversa sobre o que os alunos acharam interessante e pertinente para o uso em suas vidas, e o que mudou desde a primeira aula com relação à percepção e reconhecimento do gênero. (Isso pode ser feito numa folha avulsa, como forma de resposta à intervenção realizada).
Público-alvo: alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II.
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