30– (Aula 1) – apresentação da professora e dos alunos.
Bibliografia Geral do curso:
HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2003 (http://books.google.com.br/books?id=annbqSHv3iMC).
Infolink Linha do tempo: http://educarparacrescer.abril.com.br/historia-educacao/index.shtml
AGOSTO
06– (Aula 2) – Definição da proposta e programação do curso. Formas de avaliação.
• Elaboração de autobiografias escritas individualmente e posteriormente socializadas em grupo e em plenária. O objetivo será o conhecimento de suas trajetórias e interesses.
• Levantamento de temas e questões que deverão ser trabalhados durante o semestre.
13 – (Aula 3) – Apresentação do programa do curso. Discussão: as diferentes denominações do ensino secundário. Tema: Função social/representação/concepção de escola.
20– (Aula 4) – Tema: Função social/representação/concepção de escola - Coordenação da atividade: Sonia Camara. Ficha de leitura 1. Discussão do texto:
NUNES, Clarice. O “velho” e “bom” ensino secundário: momentos decisivos. Revista Brasileira de Educação, nr. 14, p. 35-60, maio/ago. 2000.
27– (Aula 5) – Tema: Avaliação da aprendizagem do aluno/ aluno médio. Atividade: Filme: Pro dia nascer feliz. Ficha de leitura 2. Coordenação da atividade: Sonia Camara.
Bibliografia: COSTA, Marcio; KOSLINSKI, Mariane. Entre o mérito e a sorte: escola, presente e futuro na visão de estudantes do ensino fundamental do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação, jan./apr. 2006, vol.11, no.31, p.133-154.
SETEMBRO
3– Sem aulas – Semana da Pátria
10– (Aula 6) – Tema: Ensino Propedêutico X ensino profissional/ relação com mercado de trabalho. Ficha de leitura 3. Coordenação da atividade: Sonia Camara.
Bibliografia: MINHOTO, Maria Angélica Pedra. Articulação entre primário e secundário na era Vargas: crítica do papel do estado. Educação e Pesquisa, Dez 2008, vol.34, no.3, p.449-463.
17– (Aula 7) – Tema: Currículo escolar/ valorização social/ Cultura/Cultura escolar + Escola nova/experiência como base do conhecimento/ensino intuitivo/ ensino por projetos. Ficha de leitura 4. Apresentação e debate do Vídeo: Educadores brasileiros: Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo.
Bibliografia:
VIDAL, Diana. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem fronteiras, volume 9, número 1, jan.jun., 2009
24– (Aula 8) – Elaboração de propostas de ação. Orientação coletiva.
1) Trabalho em grupo (trabalho coletivo 1)
2) Apresentação da discussão em grupo – palavra aberta e debate
OUTUBRO
1– (Aula 9) – Tema: Relação entre políticas publicas e modelos de escolarização.Ficha de leitura 5.
Bibliografia:
CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação escolar e educação no lar: espaços de uma polêmica. Educação e Sociedade, Out 2006, vol.27, no.96, p.667-688.
FERNANDES, Claudia de Oliveira. A escolaridade em ciclos: a escola sob uma nova lógica. Cadernos de Pesquisa, jan./apr. 2005, vol.35, no.124, p.57-82.
OLIVEIRA, Romualdo Portela e ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, nr. 28, jan. abr. 2005, p. 5-23.
Atividade - Discussão dos textos
1) Idéias interessantes retiradas dos textos;
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 2)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.
8– (Aula 10) – Temas: Desilusão (mal estar docente/burnout) +Condições sociais de trabalho docente + Formação de professor e Sociedade tecnológica. Ficha de leitura 6.
Bibliografia:
FERNANDES, Maria José da Silva. As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores. Educação em Revista, Dez 2010, vol.26, no.3, p.75-101
LAPO, Flavinês Rebolo e BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, mar. 2003, no.118, p.65-88.
REIS, Eduardo J. F. Borges dos et al. Docência e exaustão emocional. Educação E Sociedade. 2006, vol.27, n.94, pp. 229-253.
Atividade - Discussão dos textos
1) Idéias interessantes retiradas dos textos;
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 3)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.
15 (Aula 11) – Tema: Relação escola e família. Filme: Entre os muros da escola - Coordenação da atividade: Sonia Camara. Ficha de leitura 7.
Bibliografia: THIN, Daniel. Para uma análise das relações entre famílias populares e escola: confrontação entre lógicas socializadoras. Revista Brasileira Educação, ago. 2006, vol.11, no.32, p.211-225.
22 (Aula 12) – ANPEd - sem aulas
29– Elaboração de propostas de ação. Orientação coletiva.
1) Trabalho em grupo (trabalho coletivo 4)
2) Apresentação da discussão em grupo – palavra aberta e debate
NOVEMBRO
5 – (Aula 13) – Visita ao CRE Mario Covas – Coordenação da atividade: Wiara Rosa e Renata Simões/ Diogenes.
12 (Aula 14) – Temas: Relações escola e ambiente socio-cultural. Ficha de leitura 8.
Bibliografia:
DAYRELL, Juarez. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação e Sociedade. 2007, vol.28, n.100, pp. 1105-1128.
LEÃO, Geraldo Magela Pereira. Experiências da desigualdade: os sentidos da escolarização elaborados por jovens pobres. Educação e Pesquisa, abr 2006, vol.32, no.1, p.31-48.
LELIS, Isabel. O significado da experiência escolar para segmentos das camadas médias. Cadernos de Pesquisa, 2005, vol.35, n.125, pp. 137-160.
Atividade - Discussão dos textos
1) Idéias interessantes retiradas dos textos;
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 5)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.
19– (Aula 15) – Apresentação de Seminários
Sistemática de Avaliação dos alunos: Cada Ficha de leitura vale 0,5 (8 X 0,5 = 4,0), cada participação em trabalho coletivo vale 0,20 (5 x 0,20 = 1,0) e o Seminário em grupo vale até 5,0. Somados totalizam 10,0.
Nenhum comentário:
Postar um comentário